Para "Respirar" é preciso acreditar!
Quando no início do ano o meu filho me informou que a sua turma poderia ser seleccionada para fazer parte do Projecto "Respira" eu rejubilei. Finalmente, pensei, esta turma vai ter oportunidade de mostrar ao "mundo" do que é capaz. A verdade é que eu sentia que, desde o 5º ano, este grupo precisava de se identificar com a escola e os professores; precisava de uma causa, um projecto, algo que lhe permitisse perceber que eram seres humanos únicos, não meros números de pauta, com nota, faltas e recados na caderneta. No fundo era preciso acreditar que por detrás de cada um destes jovens existia um Outro capaz de fazer muito mais e melhor. O certo é que o nosso Olhar como pais e professores é fundamental. E este Projecto "Respira" é a prova viva de que acreditando tudo se consegue. Tenho a certeza que se a escola tivesse de escolher uma turma ideal para este projecto, a turma do meu filho não seria seleccionada. Afinal existem tantas outras com melhor comportamento e melhores resultados escolares. Mas é exactamente por isso que este projecto tem tanto valor! Porque não se incomodou com as aparências, ultrapassou as dificuldades, criou alternativas e venceu desafios.
Tenho a convicção que daqui a uns anos, olhando para trás, o meu filho vai lembrar com ternura e saudade os momentos que passou a criar, a respeitar, a partilhar, a sonhar, enfim a RESPIRAR!
Também eu, como mãe, nunca me esquecerei dos dois espectáculos a que assisti em que pais, professores, bailarianos, técnicos, coreógrafa e alunos se encontraram e auxiliaram. Seria tão bom se a Sociedade conseguisse sempre realizar este feito. Lembrando as lágrimas de emoçao de professores e pais acredito que a escola poderia ser Outra se desenvolvesse, valorizasse e divulgasse mais estes projectos.
Por último, o meu grande aplauso a todos os que se envolveram neste projecto, muito particularmente aos professores que acompanharam os nossos jovens nas suas "digressões" e que com a sua dedicação, entrega e entusiasmo mostraram que hoje em dia ainda é possível ser-se um excelente profissional da Educação.
Isabel Moreira (Encarregada de Educação)
Sem comentários:
Enviar um comentário