sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

A METODOLOGIA


PROJECTO RESPIRA é realizado simultaneamente nas três escolas. Cada escola, representada por uma turma e sob a orientação dos artistas envolvidos, é responsável por uma área do espectáculo: a turma 6ºJ da EB23 Professor António Pereira Coutinho, de Cascais, pela dança, a turma 6ºD da EB23 de Manuel de Figueiredo, de Torres Novas, pelo vídeo, e a turma 6ºB da EB23 D. Afonso Henriques, de Guimarães, pela concepção plástica.

Após uma formação inicial para os professores, em Setembro, o trabalho desenvolveu-se, numa primeira fase, através da realização de um conjunto de oficinas realizadas nas escolas dirigidas a todas as turmas do 6º ano. Numa segunda fase, num período mais intensivo de criação entre Novembro e Dezembro, o trabalho teve continuidade com a turma designada para colaborar no espectáculo, sempre que possível nas instalações das estruturas culturais envolvidas.

Pretende-se, no entanto, que a experiência do projecto ao longo da sua duração seja sempre extensível a todos os elementos das escolas. O resultado das oficinas para as turmas do 6º ano que antecederam o período de criação será aplicado no espectáculo e foram promovidas várias pequenas acções paralelas no sentido de envolver alunos, professores e funcionários.

No dia 30 de Novembro, durante o período de criação com os alunos, houve um encontro entre as três turmas envolvidas para partilharem e em conjunto trocarem impressões sobre o que foi desenvolvido e como deve ser continuado o trabalho.

O projecto culminará com a apresentação do espectáculo criado em cada cidade: 1 e 2 de Fevereiro em Cascais, 8 de Fevereiro em Guimarães e 15 e 16 de Fevereiro em Torres Novas.